Pare o seu barulho

Martelo de "Thor" - se existisse, seria o ícone do barulho!
O dicionário Aurélio informa que o significado de "barulho" é:  Pôr em barulho, 2 - Confundir.; 3 - Amotinar. 4 - Enredar. Eu digo que é zoada. (O nordestês vai direto ao ponto) Um barulho, uma zoada é como uma batida incessante que cansa o ouvido e incomoda a harmonia do ambiente. Mas que barulho incomoda mais: aquele que vem de fora ou aquele que está dentro da nossa mente? É desse que eu quero comentar agora, não daquele.
As mentes criativas são as mais barulhentas, diria qualquer pessoa que parasse para refletir o assunto, afinal, tais pessoas estão constantemente procurando ideias novas, soluções arrojadas e alternativas. "Num indo e vindo infinito" - como na letra daquela música de sucesso.

O que nos leva a pensar: qual nossa atitude imediata quando o barulho dentro da gente é maior que o barulho que soa ao nosso redor? O incômodo é realmente grande, pois nos move a querer cessá-lo com brevidade: "Silêncio! Estou tentando trabalhar!" "Quieto! Não vê que estou pensando!" Pare com essa batida de panelas, de chinelas!" "Não aguento mais esse som!" Na verdade, esse é o meio mais curto de tentar transferir para o outro o NOSSO barulho, pois aquilo que realmente está incomodando está dentro da gente. Então, ruídos de passos, objetos caindo ao chão ou simplesmente o som da voz de outra pessoa vira o bode expiatório, pois o ser humano sempre prefere apontar erros e transferir suas querelas para fora de si, num movimento que a psicologia chama de projeção. Isso é mais comum do que se imagina: estou chateado comigo por falhas ou insucessos pessoais ou estou desorganizado pelos problemas que acumulei sem solução e não quero admitir isso a nenhum custo. Enfim, existem inúmeros motivos que podem tumultuar nossa mente com esses barulhos ensurdecedores. Se você já foi vítima desse vilão oculto (o barulho interior), busque alternativas mais empáticas para amenizá-lo, pois se o outro não for o verdadeiro motivo - o que geralmente ocorre - reclamar só vai agigantar o som que você quer calar.

Posso dar um conselho? Pare o seu barulho antes de pedir silêncio.

Mirameles Sabino - Escrito em 19/04/2017